A Federação Carioca de Shotokan Karate-do (FCSK) foi fundada, por um grupo de praticantes de Karate do Rio de Janeiro. A fundação da FCSK foi um marco importante para o desenvolvimento do karatê no estado, pois permitiu a criação de uma entidade representativa que pudesse organizar e promover a prática do karatê em todo o estado.
A criação da FCSK foi liderada por Marcos Siqueira Guimarães, que foi eleito o primeiro presidente da federação. Mestre Marcos Siqueira é faixa preta 9º dan, professor de karatê há mais de 40 anos. Ele tem uma vasta experiência na organização de eventos de karatê e foi um dos fundadores da Associação Carioca de Shotokan Karate-do (ACS), uma das associações que se uniram para formar a FCSK.
A fundação da FCSK foi um processo longo e complexo, que envolveu a realização de várias assembleias e a aprovação de um estatuto social. A federação foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento do karate no estado, organizar competições, cursos e seminários, e representar os interesses dos praticantes de karate cariocas.
A FCSK tem crescido rapidamente desde sua fundação e hoje conta com mais de varios clubes filiados em todos Estado Rio de Janeiro. A federação tem organizado diversos eventos de sucesso.
A FCSK é uma entidade importante para o desenvolvimento do karatê no Rio de Janeiro e tem desempenhado um papel fundamental na promoção e divulgação desta arte marcial. A federação continua trabalhando para oferecer aos seus filiados e praticantes de karatê do estado as melhores condições para praticar e competir neste esporte.